Como um instrutor de treinamentos Oracle, tenho o privilégio de me envolver diretamente com muitos alunos que fazem parte dos nossos cursos de treinamento.
Muitas vezes quando tocamos no assunto certificação Oracle, isso nos leva a discussões sobre o investimento que as pessoas têm que fazer, mas também sobre quais benefícios elas teriam em ser um profissional certificado Oracle. Como sempre, depende!
Eu acredito que ambos, a quantidade de esforço necessário e os benefícios eventuais, dependem da motivação inicial de se tornar certificado.
Muitos estudantes afirmam que são realmente motivados, porém, com o passar dos anos, tenho visto que mesmo que pareça que eles realmente estão, não é fácil para eles que sigam com a motivação e realmente se tornarem certificados.
Acredito que existem basicamente dois tipos de motivação que pode ou não levar ao sucesso na certificação: motivação interna e externa. E neste artigo eu vou falar sobre esses tipos de motivações no contexto de se tornar um aluno certificado da Oracle. Espero que isso ajude você a entender qual a real motivação que você precisa para ter sucesso na preparação para a sua certificação Oracle.
Quando o aluno que está sendo motivado por um fator externo
Esse tipo de estudante é o mais comum e muitas vezes forçado a se tornar um profissional certificado porque o seu gerente ou superior o obrigou e não está realmente motivado num nível pessoal. Os alunos com motivações externas geralmente querem passar o mínimo de tempo possível estudando para se tornarem certificados, eles só querem terminar para se enquadrarem às regras da empresa.
Eles tendem a se preparar para suas certificações usando simulados, guias de estudo para exames ou outros conteúdos que basicamente diz para eles o que eles precisam saber, sem perder mais tempo do que apenas o absoluto necessário para passar na prova. Interessantemente, é muito comum que esse tipo de aluno reclame sobre a prova porque eles acreditam que a prova está muito difícil ou contém muitos erros. Muitas vezes eles também acreditam que as questões da prova são escritas com um único propósito: pegadinhas e para isso a Oracle usa uma linguagem complicada.
O aluno que está motivado por alguém geralmente desiste depois de reprovar uma vez na prova pela frustração. Eventualmente eles tendem a ficar para trás nos conhecimentos técnicos e ser certificado não é aclamado ou comemorado por ele, afinal para ele é apenas mais um título sem um contexto pessoal de esforço.
Embora os profissionais que estão motivados por um fator externo muitas vezes pareçam gostar de trabalhar com a tecnologia Oracle, eles à vêem como um meio de sobrevivência e a certificação é só uma forma de garantir isso por mais tempo.
Agora vou falar sobre o melhor tipo de aluno …
Os alunos que possuem força de vontade própria
Esse tipo de aluno geralmente quer aprender o máximo possível sobre a tecnologia Oracle, se tornar profissional certificado, e manter seus conhecimentos atualizados. Para isso ele se utiliza de Certificações.
Estes alunos se preparam para uma prova construindo seu próprio ambiente e passando a maior parte de seu tempo se familiarizando com o software, até que eles se sintam confiantes sobre as habilidades que conquistaram. Geralmente eles estão focados em aproveitar os materiais preparados focados nas provas mas além disso eles lêem a documentação da Oracle para tirar dúvidas e usam os simulados apenas para estarem preparados para o ambiente na hora da prova e conhecer melhor a estrutura de questões que lhe serão exigidas.
Depois de se tornar um profissional certificado pela Oracle, este aluno continua os seus estudos e não quer parar apenas na OCA e foca em outras certificações Oracle como a OCP e claro em certificações de tecnologias complementares aquela em que ele agora se encontra certificado.
O feedback que estes alunos passam é que eles aprenderam muito durante a preparação para as provas e que a certificação foi apenas uma forma de corar o seu conhecimento novo adquirido e que já durante o curso vai sendo utilizado no seu dia-a-dia. No geral, esse tipo de aluno não reclama sobre as questões difíceis porque eles entendem que as questões da prova são escritas para separar aqueles que são qualificados para o trabalho daqueles que não são.
Resumindo
Sem a motivação correta, o caminho a trilhar para se tornar um aluno certificado pela Oracle pode ser bem frustrante e pode levar a todos os tipos de decepções. Tentar se tornar um profissional certificado somente porque alguém quer você seja pode, no final, ser uma perda de tempo e esforço.
Você querer ser um aluno certificado Oracle faz sua jornada prazerosa, que vale a pena e recompensador.
Os profissionais certificados Oracle que eu converso no dia-a-dia dão importância às suas certificações e têm orgulho da sua maior compreensão em produtos da Oracle. Isso reflete no seu trabalho do dia-a-dia, mostrando a seus superiores e pares que eles são motivados e tecnicamente habilidosos.
Conclusão
Este texto foi escrito pelo profissional e instrutor da Oracle University Harald Van Breederode, no ótimo blog sobre certificações da Oracle e mostra o sentimento dele para com os diferentes tipos profissionais que se preparam para certificações da Oracle.
Resolvi trazer este texto para o nosso blog porque eu como instrutor liberal de treinamentos de Banco de Dados Oracle tenho um sentimento muito parecido com os meus alunos e vejo durante os nossos intensivos de preparação para certificação os que estão realmente motivados e participam das aulas com suas dúvidas.
O aluno motivado também sempre está presente no nosso grupo do whatsapp, exclusivo para quem está participando. Este aluno tem metas e um cronograma de estudos, ele sabe que se sair fora disso não vai conseguir mudar o seu futuro profissional tirando a certificação Oracle.
Este aluno também sabe que vai precisar ler a documentação da Oracle, mesmo tendo um curso todo preparado e focado na certificação, isso porque quando a dúvida chegar, não tem jeito, ele vai precisar se aprofundar em determinado assunto, vai ter que parar, ler, aplicar e depois voltar para o seu caminho traçado pelos nossos cursos de certificação Oracle totalmente focado.
Quando se está motivado os estudos para a certificação são o período mais importante para a preparação, pois é ali que o profissional começa a se diferenciar e se tornar um profissional certificado, a certificação em si será apenas uma contestação externa e provar para todos aquilo que você já sabe você se tornou um profissional diferenciado.
E você, me conte, onde você se encaixa? No profissional que quer se tornar certificado apenas para ter uma certificação ou você quer se tornar o profissional que é realmente diferenciado no mercado de trabalho e muito bem valorizado por isso? Me conte aqui nos comentários.
Escrito por Harald Van Breederode, instrutor da Oracle University e Oracle OCM traduzido e concluído por William Miranda do portal aprendaplsql.com.
Link permanente
Olá William!
Parabéns pelo artigo!
Realmente a motivação é um fator de extrema importância no aprendizado em qualquer área. Quando temos motivação pessoal buscamos aprender cada vez mais, sempre procurando agregar conhecimentos que venham a colaborar com o seu desempenho profissional.
Como profissional da área de desenvolvimento preciso muito de uma certificação para buscar uma nova oportunidade no mercado, pois, estou afastado da área já fazem 04 anos sem trabalhos relevantes, apenas alguns trabalhos esporádicos. Sei que com uma certificação Oracle as chances de uma nova oportunidade de trabalho se multiplicam uma vez que já tenho experiência na área de TI.
Hoje estou focado em terminar o curso de Redes de Computadores do Instituto Federal da Bahia(IFBA) e dar um norte para a minha carreira profissional. Mesmo assim, apesar de no momento não ter condições financeira, tirar uma certificação Oracle continua nos meus planos pela importância que tem para o profissional de TI ser certificado em uma tecnologia de Banco de Dados tão importante quanto as ferramentas e tecnologias da Oracle.
Obrigado, grande abraço!
Edmilson Bastos
Link permanente
Oi Edmilson,
Muito obrigado pelo seu comentário e é o que você falou, uma certificação com certeza vai te ajudar muito na sua carreira, te desejo boa sorte na sua caminhada e o que precisar da gente estamos a sua disposição.
Um grande abraço!
William Miranda
Link permanente
Muito bom, gostei desta explicação, entendo que é assim mesmo, para se aprender em primeiro lugar tem que querer e estar disposto a encarar desafios para ter sucesso.
Link permanente
Oi Francisco, tudo bem?
Exatamente isso e como estão as suas metas para este ano? Qual habilidade na área de T.I. você quer se aperfeiçoar?
abs
William Miranda