31 Comentários

  1. Igor

    William por um momento você foi infeliz ao falar do SQL Server pois já houve a apresentação do SQL Server para Linux. Achei também que o artigo puxou um saco surreal da Oracle, esperava mas… Sendo que já trabalhei com SQL Server e hoje trabalho com Oracle e os caras de Oracle são assim.. Pode botar teradata na frente deles que Oracle e melhor. Kkkk

    Responder
    1. William Miranda

      Oi Igor, tudo bem?

      Primeiramente muito obrigado pela informação, realmente eu já tinha visto uma matéria falando que a Microsoft havia lançado uma versão para o Linux, mas isso foi este ano, 27 anos depois do banco ser lançado, e como você mesmo já sabe versões recém lançadas não são absorvidas rapidamente pelo mercado, pois costumam ter muitos bugs, isso acontece com todos e este é inclusive o principal motivo da versão 12c, do Oracle, ainda ser pouco encontrada nas empresas, muitas esperam a release 2 para implementa-la.

      Quanto a sua observação sobre falar de mais do Oracle, bom isso é simples ele é o mais usado e que em média remunera melhor os profissionais, não existe motivo para eu falar aqui no artigo para as pessoas investirem em DB2 por exemplo, um ótimo banco na minha opinião que remunera seus profissionais muito bem, mas que é muito pouco utilizado … Ou em SQL Server e MySQL que remunera menos que Oracle e ainda é menos utilizado.

      Tento ser o mais objetivo e passar a Minha opinião sobre o mercado.
      Já trabalhei com SQL Server também e sinceramente não vejo muitos motivos para proteger este banco, nunca vi nenhuma empresa que usava Java implementar um Banco SQL Server por ele ser mais estável ou aproveitar melhor os recursos do servidor como o Oracle, mas já vi muitas empresas fazendo o contrário (Mesmo o SQL Server vindo no pacote .NET), enfim essa é uma discussão que sinceramente eu não gostaria de entrar, afinal não me considero um Oracle Lover e sim o Carrer Lover, vou proteger sempre o que for melhor para a minha carreira e o que eu acredito para a carreira dos profissionais de TI, se o Oracle for melhor vou falar sobre Oracle, se outro banco for melhor vou falar sobre este outro Banco e vida que segue 🙂

      Um abraço e continue comentando nos nossos artigos a sua e a opinião de todos é sempre muito importante.

      Responder
      1. Fabiano

        A informação de que versões recém-lançadas contém mais bugs que versões lançadas posteriormente é um mito. Isso não acontece mais desde a versão 10g pois a Oracle passou a adicionar funcionalidades a cada novo release, ou seja, mais bugs.

        F. Lira
        DBA Oracle.

        Responder

        1. Oi Fabiano, tudo bem?

          Muito obrigado pelo seu comentário, realmente você está correto quanto a questão de ter mais ou menos bugs, está é apenas uma prática de mercado … Justificado por isso, muitos DBAs usam por medo de implementar algo novo que pode ter algo ainda não descoberto e muito prejudicial ao seu negócio.

          Sinceramente a minha opinião como profissional é que se hoje eu tivesse que escolher entre fazer uma migração na R1 ou na R2 eu preferiria fazer na R2, mas esta é a minha opinião.

          Um grande abraço!
          William Miranda

          Responder
    2. Réulison Silva

      Segundo Korth, um banco de dados “é uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico”, ou seja, sempre que for possível agrupar informações que se relacionam e tratam de um mesmo assunto, posso dizer que tenho um banco de dados.

      Responder
      1. admin

        Oi Réulison, tudo bem?

        Fico muito feliz com o seu comentário, ele realmente agregou ao nosso conteúdo.

        abs
        William Miranda

        Responder
  2. ROBERTO DO NASCIMENTO RIBEIRO

    William, em se falando de bancos de dados padrão SQL, existem cursos que abordam o SQL no padrão ansi mostrando as anuâncias ou diferenças entre os sabores diversos? Estou fazendo o curso de SQL essentials e esta bem interessante, mesmo já utilizando SQL a algum tempo tanto com Oracle como com Mysql sei que existe alguma diferença entre eles. E uma abordagem mostrando as diferenças entre bancos seria interessante.

    Responder

    1. Oi Roberto,

      Muito obrigado mesmo pelo seu comentário e sugestão! A maior parte da diferença entre os bancos de dados são as funções que cada um implementa, como não sou especialista em outro banco não conseguiria fazer um curso completo sobre o assunto, mas isso não me impede de um dia convidar alguém para produzir algo nesse sentido!

      Um grande abraço!
      William Miranda

      Responder
    2. Henrique Lemes

      Olá Roberto,
      O foco principal do MySQL são aplicações Web, Mobile e aplicações embarcadas.

      Responder

  3. Henrique Lemes

    Olá William,
    Posso te ajudar com a visão sobre o MySQL. Posso te dizer que a Oracle possui todo interesse em fomentar o uso desta tecnologia Open Source cada vez mais, e isso faz parte do Business da Oracle,sem nenhuma cogitação de não existar a versão Open Source. Porém, naturalmente muitas aplicações nascem pequenas, na versão Community e tornam-se críticas e funcionalidades Enterprise são necessárias (Alta Disponibilidade, Monitoramento, Backups avançados, Firewalls, Auditoria, etc), essas funcionalidades são fornecidas pela Oracle no MySQL Enterprise. Esse é o Business!

    Abraço

    Henrique Lemes
    MySQL Principal Sales Consultant

    Responder
    1. admin

      Oi Henrique, boa tarde!

      Cara muito obrigado mesmo pelo seu comentário, vou até atualizar o nosso artigo com as suas informações.

      Um grande abraço!
      William Miranda

      Responder
  4. Gustavo Rodrigues Caralejebascow

    Muito bom Will seu documentário.

    Grande abraço!

    Responder
  5. Euclides Lussaca

    Realmente o artigo está muito bem descrito.
    Foi possível discernir algumas dúvidas que tinha. Show!!!

    Responder
    1. admin

      Oi Euclides,

      Muito obrigado mesmo pela sua mensagem! Ficamos muito felizes que em ter te ajudado com o nosso artigo!

      abs
      William Miranda

      Responder
  6. João Cstro

    Faço curso de TI em uma ETEC do CPS e esse artigo foi muito útil, obrigado!

    Responder
  7. Antonio

    Parabéns. Tecnicamente o artigo está muito bom e informativo. Porém, aconselho o autor à revisar o português. Existem vários erros de gramática, pontuação e concordância.

    Responder
    1. admin

      Oi antonio,

      Obrigado pela dica, já estamos revisando o artigo!

      Abs
      William Miranda

      Responder

  8. Jorge Luiz Souza Costa

    “Se os mainframes são dispositivos de computação tão caros e complexos, e existem alternativas melhores e mais baratas, então por que tantos mainframes ainda estão em uso?”

    R: Porque eles são confiáveis, escaláveis e seguros.

    Eu não vejo nada, ou que tenha mais poder em lidar com trilhões de transações todos os dias, só os mainframes.

    Não há nenhum dispositivo de computação confiável como MF ‘Mainframe’. Até mesmo os custos dos distribuidos foram mais altos do que outros dispositivos. É uma questão de prioridade.

    Por que assumir esse risco de uma migração quando você pode mover-se para uma nuvem multi-tech público baseado em tecnologia mainframe e resolver todos os mesmos problemas sem qualquer dos riscos ???

    Veja isto…VAGAS NOS ESTADOS UNIDOS………………

    Mainframe DBA – ReqrouteInc Cincinnati, Ohio
    Mainframe DB2 DBA – TechSpace Solutions Inc. Cincinnati, OH 45201
    Mainframe DB2 DBA – Application Support VDart Inc Chicago, IL
    IMS Mainframe DB2 – Kafka Xtivia Inc unspecified, TX 00000
    IMS Mainframe DB2 – HANA Xtivia Inc unspecified, TX 00000
    Mainframe DB2 Admin – vTech Solution Cincinnati, OH
    Mainframe DB2 Consultant – TechSpace Solutions Inc. Cincinnati, OH 45207
    Mainframe DBA – Tata Consultancy services – $90K p.a Cincinnati, OH
    9063-Mainframe DBA Fulltime ReqRoute, Inc Cincinnati, OH 45201
    DB2 Database Administrator (DBA) – ComTec Information Systems Eagan, MN 55121
    Mainframe DB2 DBA – Delviom LLC Durham, NC 27701
    DB2 DBA + IMS DB on Mainframe. – Silverlinc Cincinnati, OH 45201
    DB2 DBA z/OS – The Caldwell Group Brooklyn, NY 11201
    Mainframe DB2 DBA – Cincinnati OH – 12 Months+ l ASCII Group LLC Cincinnati, OH 45201
    DB2 DBA – Encore Consulting Services Warren,, NJ 07059

    Meu caro, não generalizar, e não esquecer que oracle, mysql, sqlserve e outros, são bancos de dados voltados para pequenas e medias empresas, se por acaso for usado em ambiente de grande porte como mainframe, só e usado para uso interno e não para clientes em grande escala, Não eh usado para processamento de informação de milhões de clientes , milhões de linhas de codigo, milhões de aplicações.
    O DB2 para mainframe com sistema operacional ou arquitetura z/OS, e o gerenciador de banco de dados mais usado no mundo e em varios Bancos e empresas de grande porte
    Pelo mundo a fora para processamento de um enorme volume de informação com segurança, confiabilidade e garantia de que não havera virus algum rondando seu sistema, não havera paradas inexplicadas do sistema bem diferente dos sistemas distribuidos que andam em Windows, Linux, Unix..

    Responder
    1. admin

      Oi Jorge, tudo bem?

      Primeiramente gostaria de dizer que estou muito feliz com a sua contribuição e que respeito a sua opinião aqui postada, mas de fato não concordo com algumas informações que você passou no seu comentário.
      Bom vamos lá a primeira coisa que é importante dizer é que este artigo foi feito baseado nos 5 bancos de dados mais utilizados e não nos 5 melhores, que isto fique claro, afinal eu não acredito que exista um banco de dados melhor que o outro, isso vai se alinhar de acordo com a sua necessidade e quanto de recursos você pode investir nisso, OK? Se você quiser saber mais sobre essa lista te convido a entrar no portal da db-engine lá eles passam todos os detalhes que você precisa saber sobre o assunto e as métricas que eles utilizaram para fazer o ranking.
      Agora vamos a alguns pontos, existem vários dispositivos confiáveis na computação e talvez os mais antigos como mainframe, C e outros você considerem mais confiáveis, mas não acho isso um ponto positivo é como falar que quando o iphone não tinha conexão bluetooth era melhor do que o iphone hj que conecta com vários dispositivos, mas isso é uma opinião pessoal e realmente concordo, que quanto mais fechado mais confiável, mas isso não se sustenta por muito tempo, afinal você com o conhecimento que tem sabe que Bancos e outras empresas que se utilizam de mainframes precisam de outras bases de dados e sistemas para se conectar com o mundo, afinal não tem como construir o site do Bradesco com o Cobol e pelo que eu sei, tem até um cobol que é meio que integrado com o Java para fazer isso, uma versão diferente, mas não sou especialista no assunto, apenas sei que existe, OK?
      Migrar para a nuvem é o futuro e todos estão se adequando a isso, por N benefícios, inclusive alguns deles citados por você e nisso eu concordo e incluiria alguns importantes como redundância, disponibilidade e principalmente baratear o custo de infra para as empresas, independentemente do porte delas, mas isso talvez seja assunto para conversarmos em um post específico para isso. Estou pensando em escrever algo relacionado daqui a algum tempo.
      Quanto a vagas nos USA, bom isso é bem subjetivo, afinal temos várias vagas de várias tecnologias e eu poderia colocar aqui algumas de Oracle, SQL Server, MySQL, Postgree, MariaDB e você sabe que elas apareceriam e que provavelmente em maior quantidade do que as de DB2, afinal essas tecnologias se adaptam a todos os portes de empresas e acredito que você deva saber que por esse fato faça com que elas sejam mais utilizadas que o DB2.
      Quanto ao seu ponto de vista que Oracle é para pequenas e médias empresas desse eu discordo totalmente. Isso posso te falar por experiência que talvez você não tenha nessas tecnologias, apenas para citar um caso, eu trabalhei na TIM Brasil e lá toda a estrutura de Billing e tarifação do pós-pago (Local onde eu trabalhava) era em Oracle e enfim o Oracle dava conta do recado, você com a inteligência que aparenta ter sabe que eu não estou falando de um processamento pequeno nesses casos citados e que enfim Oracle não é para brincadeira pequena não.
      Quanto ao DB2 ser o SGDB mais utilizado do mundo eu gostaria que você me enviasse o estudo ou métricas que você se baseou para fazer essa afirmação, afinal eu gosto bastante de estudos e acredite realmente tenho muito interesse no assunto.
      Quanto ao fato de vírus e segurança … Bom essas coisas acontecem e você sabe que com qualquer SGDB, ou nunca entraram em um sistema de Bancos para cometer fraudes? E você sabe que hoje os maiores players financeiros do mundo que usam DB2 são os Bancos. Referentes as paradas de sistemas inexplicáveis eu realmente nunca vi, todas tinham alguma explicação e você sabe que elas não são exclusivas dos SGDBs que você citou e elas acontecem com todos os SGDBs.
      Por fim gostaria de esclarecer que não sou dono da verdade, apenas usei fatos, experiências, estudos acadêmicos que eu vivi para escrever a minha opinião sobre os bancos de dados, quanto a parâmetros para fazer o ranking já expliquei que foi baseado no db-engine e que aqui estamos falando dos mais utilizados e não dos melhores. O melhor é algo que cada um deve decidir para si mesmo!
      Espero que você possa contribuir com o seu conhecimento em outros comentários no Blog e quem sabe até escrevendo algo para agregar conhecimento à comunidade.

      Um grande abraço!
      William Miranda

      p.s. Agreguei os seus dois comentários em um só para ficar mais fácil para a comunidade entender

      Responder



    1. admin

      Oi Lucas, tudo bem?

      Ficamos felizes com o seu comentário, o que achou dos nossos outros artigos?

      abs
      William Mirnada

      Responder
    1. admin

      Oi Marcilene, tudo bem?

      Ficamos muito felizes com o seu comentário.

      abs
      William Miranda

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *