Uma das perguntas que profissionais costumam me fazer é quais são os bancos de dados mais utilizados do mercado. Por ser muito frequente e eu achar um assunto bem interessante gostaria de te convidar a conhecer melhor cada um deles e minha visão, como profissional do mercado com mais de 10 anos de experiência, sobre cada um deles. Então vamos lá ao ranking:
O que vamos falar nesse artigo!
1 – Oracle
A menina dos olhos do Mercado. O Oracle foi lançado em 1980 é um banco de dados relacional e literalmente domina o mercado a anos. Sua linguagem de programação oficial é o PL/SQL, atualmente está na versão 12c, que foi lançada em julho de 2014 e se baseia em servidores na nuvem ou locais.
Para os profissionais de TI, saber SQL é algo primordial. Agora saber Oracle e PL/SQL é o segundo passo para se ter uma infinidade de oportunidades … Posso afirmar que hoje o especialista em Oracle no Brasil é o que mais fatura no mercado comparando com outros Bancos de Dados, então pense bem sobre o assunto na hora de se especializar.
Curso Oracle Express
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente o Curso Oracle Express!
2 – MySQL
Um banco de dados que tem o foco sistemas online. Ele também pertence a Oracle, foi lançado em 1996 e está versão 5, esta versão foi lançada em fevereiro de 2016. O seu grande diferencial é ser um sistema Open Source. Ele é também um Banco de Dados relacional.
Profissionais MySQL são valorizados pelo mercado, mas muito menos do que profissionais Oracle e às vezes até menos que o nosso terceiro e quarto colocado na lista, saber ele é muito importante caso você queira seguir a carreira de desenvolvedor Web, afinal este é o líder do mercado neste segmento.
Posso te dizer que a Oracle possui todo interesse em fomentar o uso desta tecnologia Open Source cada vez mais, e isso faz parte do Business da Oracle, sem nenhuma cogitação de não existir a versão Open Source. Porém, naturalmente muitas aplicações nascem pequenas, na versão Community e tornam-se críticas e funcionalidades Enterprise são necessárias (Alta Disponibilidade, Monitoramento, Backups avançados, Firewalls, Auditoria, etc), essas funcionalidades são fornecidas pela Oracle no MySQL Enterprise. Esse é o Business! … Por Henrique Lemos, MySQL Principal Sales Consultant
Achei interessante destacar o comentário do Henrique Lemos, por ser uma visão de um profissional interno da Oracle sobre o que a empresa pensa sobre o banco de dados.
3 – SQL Server
O Banco de Dados da Microsoft é o terceiro colocado no ranking, ele foi lançado em 1989 e também é um Banco de Dados relacional, sua grande desvantagem é que ele exige um servidor Microsoft para funcionar enquanto os primeiros colocados podem ser colocados em qualquer tipo de servidor. Depois de 27 anos de mercado lançaram uma versão para o Linux, sinceramente não conheço essa versão nem vi feedbacks mas acredito que a Microsoft perdeu muito mercado devido a essa desvantagem histórica aos outros concorrentes. Vamos ver o que vai acontecer nos próximos anos de mercado.
Este é um banco de dados muito utilizado no mercado, mas devido ao fato de hoje ele suportar linguagens do pacote .NET, além a da sua linguagem principal o T-SQL, não é tão valorizado quanto o Oracle. Na minha opinião se você é um programador .NET não é um diferencial você ser um profundo conhecedor de SQL Server, afinal ele suporta a linguagem que você já conhece, saber Oracle é sim um diferencial, isso porque muitas empresas apesar de terem o pacote .NET elas utilizam Banco de Dados Oracle. Mas lembrando essa é a minha opinião por tudo que eu já vivi no mercado, talvez na sua empresa seja diferente porém é o que eu vivi e vejo atualmente nas empresas em que eu atuei.
4 – MongoDB
O primeiro e único banco de dados não relacional da lista do TOP Five dos Bancos de Dados. Nele é utilizado o armazenamento de arquivos para guardar informações, o conceito de NoSQL. Foi lançado em 2009 pela MongoDB e é Open Source.
Minha opinião como profissional especialista em Dados é, estude JavaScript (A linguagem do MongoDB) a tendência é que no futuro tenhamos muitas oportunidades com este banco de dados. Contudo ao contrário do que muitos dizem, eu não acredito que eles vão dominar o mercado, eles serão sim uma nova base de dados para determinadas informações, mas os SGDBs não vão morrer.
5 – PostgreSQL
Banco de Dados relacional Open Source da PostgreSQL Global Development Group, foi lançado em 1989 e sua última versão, a 9.5.1 foi lançada em fevereiro de 2016.
Por ser Open Source, assim como o MySQL, é muito utilizado para sistemas web, caso você queira se especializar em este tipo de aplicação para criação de pequenos sistemas é altamente aconselhável que você invista em PostgreSQL.
Este foi um resumo dos Banco de Dados que são as meninas dos olhos do mercado. Para finalizar o que tenho a te dizer é: TODA EMPRESA USA BANCO DE DADOS! Então saber muito bem qualquer um deles vai te trazer oportunidades muito boas no mercado de trabalho, todavia alguns deles vão te trazer mais oportunidades e uma remuneração melhor. Saiba escolher bem afinal é o seu futuro que está em jogo.
Agora eu gostaria de saber a sua opinião sobre este artigo. O seu comentário faz toda a diferença para o nosso projeto e se gostou do artigo então compartilhe ele com os seus amigos, assim conseguimos disseminar ainda mais o nosso material e isso é uma força em tanto para o nosso projeto!
Este artigo foi baseado no ranking do mês de fevereiro de 2016 do site db-engines, caso tenha interesse em ver a tabela atualizada clique aqui!
Link permanente
William por um momento você foi infeliz ao falar do SQL Server pois já houve a apresentação do SQL Server para Linux. Achei também que o artigo puxou um saco surreal da Oracle, esperava mas… Sendo que já trabalhei com SQL Server e hoje trabalho com Oracle e os caras de Oracle são assim.. Pode botar teradata na frente deles que Oracle e melhor. Kkkk
Link permanente
Oi Igor, tudo bem?
Primeiramente muito obrigado pela informação, realmente eu já tinha visto uma matéria falando que a Microsoft havia lançado uma versão para o Linux, mas isso foi este ano, 27 anos depois do banco ser lançado, e como você mesmo já sabe versões recém lançadas não são absorvidas rapidamente pelo mercado, pois costumam ter muitos bugs, isso acontece com todos e este é inclusive o principal motivo da versão 12c, do Oracle, ainda ser pouco encontrada nas empresas, muitas esperam a release 2 para implementa-la.
Quanto a sua observação sobre falar de mais do Oracle, bom isso é simples ele é o mais usado e que em média remunera melhor os profissionais, não existe motivo para eu falar aqui no artigo para as pessoas investirem em DB2 por exemplo, um ótimo banco na minha opinião que remunera seus profissionais muito bem, mas que é muito pouco utilizado … Ou em SQL Server e MySQL que remunera menos que Oracle e ainda é menos utilizado.
Tento ser o mais objetivo e passar a Minha opinião sobre o mercado.
Já trabalhei com SQL Server também e sinceramente não vejo muitos motivos para proteger este banco, nunca vi nenhuma empresa que usava Java implementar um Banco SQL Server por ele ser mais estável ou aproveitar melhor os recursos do servidor como o Oracle, mas já vi muitas empresas fazendo o contrário (Mesmo o SQL Server vindo no pacote .NET), enfim essa é uma discussão que sinceramente eu não gostaria de entrar, afinal não me considero um Oracle Lover e sim o Carrer Lover, vou proteger sempre o que for melhor para a minha carreira e o que eu acredito para a carreira dos profissionais de TI, se o Oracle for melhor vou falar sobre Oracle, se outro banco for melhor vou falar sobre este outro Banco e vida que segue 🙂
Um abraço e continue comentando nos nossos artigos a sua e a opinião de todos é sempre muito importante.
Link permanente
A informação de que versões recém-lançadas contém mais bugs que versões lançadas posteriormente é um mito. Isso não acontece mais desde a versão 10g pois a Oracle passou a adicionar funcionalidades a cada novo release, ou seja, mais bugs.
F. Lira
DBA Oracle.
Link permanente
Oi Fabiano, tudo bem?
Muito obrigado pelo seu comentário, realmente você está correto quanto a questão de ter mais ou menos bugs, está é apenas uma prática de mercado … Justificado por isso, muitos DBAs usam por medo de implementar algo novo que pode ter algo ainda não descoberto e muito prejudicial ao seu negócio.
Sinceramente a minha opinião como profissional é que se hoje eu tivesse que escolher entre fazer uma migração na R1 ou na R2 eu preferiria fazer na R2, mas esta é a minha opinião.
Um grande abraço!
William Miranda
Link permanente
Segundo Korth, um banco de dados “é uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico”, ou seja, sempre que for possível agrupar informações que se relacionam e tratam de um mesmo assunto, posso dizer que tenho um banco de dados.
Link permanente
Oi Réulison, tudo bem?
Fico muito feliz com o seu comentário, ele realmente agregou ao nosso conteúdo.
abs
William Miranda
Link permanente
William, em se falando de bancos de dados padrão SQL, existem cursos que abordam o SQL no padrão ansi mostrando as anuâncias ou diferenças entre os sabores diversos? Estou fazendo o curso de SQL essentials e esta bem interessante, mesmo já utilizando SQL a algum tempo tanto com Oracle como com Mysql sei que existe alguma diferença entre eles. E uma abordagem mostrando as diferenças entre bancos seria interessante.
Link permanente
Oi Roberto,
Muito obrigado mesmo pelo seu comentário e sugestão! A maior parte da diferença entre os bancos de dados são as funções que cada um implementa, como não sou especialista em outro banco não conseguiria fazer um curso completo sobre o assunto, mas isso não me impede de um dia convidar alguém para produzir algo nesse sentido!
Um grande abraço!
William Miranda
Link permanente
Olá Roberto,
O foco principal do MySQL são aplicações Web, Mobile e aplicações embarcadas.
Link permanente
Link permanente
Olá William,
Posso te ajudar com a visão sobre o MySQL. Posso te dizer que a Oracle possui todo interesse em fomentar o uso desta tecnologia Open Source cada vez mais, e isso faz parte do Business da Oracle,sem nenhuma cogitação de não existar a versão Open Source. Porém, naturalmente muitas aplicações nascem pequenas, na versão Community e tornam-se críticas e funcionalidades Enterprise são necessárias (Alta Disponibilidade, Monitoramento, Backups avançados, Firewalls, Auditoria, etc), essas funcionalidades são fornecidas pela Oracle no MySQL Enterprise. Esse é o Business!
Abraço
Henrique Lemes
MySQL Principal Sales Consultant
Link permanente
Oi Henrique, boa tarde!
Cara muito obrigado mesmo pelo seu comentário, vou até atualizar o nosso artigo com as suas informações.
Um grande abraço!
William Miranda
Link permanente
Valeu! Abraço
Henrique
Link permanente
Muito bom Will seu documentário.
Grande abraço!
Link permanente
Oi Gustavo,
Muito obrigado pelo seu comentário! Caso queira se cadastrar no nosso curso grátis de Oracle, segue o link –> http://novidades.aprendaplsql.com/curso-oracle-express-gratis
abs
William Miranda
Link permanente
Realmente o artigo está muito bem descrito.
Foi possível discernir algumas dúvidas que tinha. Show!!!
Link permanente
Oi Euclides,
Muito obrigado mesmo pela sua mensagem! Ficamos muito felizes que em ter te ajudado com o nosso artigo!
abs
William Miranda
Link permanente
Faço curso de TI em uma ETEC do CPS e esse artigo foi muito útil, obrigado!
Link permanente
Parabéns. Tecnicamente o artigo está muito bom e informativo. Porém, aconselho o autor à revisar o português. Existem vários erros de gramática, pontuação e concordância.
Link permanente
Oi antonio,
Obrigado pela dica, já estamos revisando o artigo!
Abs
William Miranda
Link permanente
Link permanente
“Se os mainframes são dispositivos de computação tão caros e complexos, e existem alternativas melhores e mais baratas, então por que tantos mainframes ainda estão em uso?”
R: Porque eles são confiáveis, escaláveis e seguros.
Eu não vejo nada, ou que tenha mais poder em lidar com trilhões de transações todos os dias, só os mainframes.
Não há nenhum dispositivo de computação confiável como MF ‘Mainframe’. Até mesmo os custos dos distribuidos foram mais altos do que outros dispositivos. É uma questão de prioridade.
Por que assumir esse risco de uma migração quando você pode mover-se para uma nuvem multi-tech público baseado em tecnologia mainframe e resolver todos os mesmos problemas sem qualquer dos riscos ???
Veja isto…VAGAS NOS ESTADOS UNIDOS………………
Mainframe DBA – ReqrouteInc Cincinnati, Ohio
Mainframe DB2 DBA – TechSpace Solutions Inc. Cincinnati, OH 45201
Mainframe DB2 DBA – Application Support VDart Inc Chicago, IL
IMS Mainframe DB2 – Kafka Xtivia Inc unspecified, TX 00000
IMS Mainframe DB2 – HANA Xtivia Inc unspecified, TX 00000
Mainframe DB2 Admin – vTech Solution Cincinnati, OH
Mainframe DB2 Consultant – TechSpace Solutions Inc. Cincinnati, OH 45207
Mainframe DBA – Tata Consultancy services – $90K p.a Cincinnati, OH
9063-Mainframe DBA Fulltime ReqRoute, Inc Cincinnati, OH 45201
DB2 Database Administrator (DBA) – ComTec Information Systems Eagan, MN 55121
Mainframe DB2 DBA – Delviom LLC Durham, NC 27701
DB2 DBA + IMS DB on Mainframe. – Silverlinc Cincinnati, OH 45201
DB2 DBA z/OS – The Caldwell Group Brooklyn, NY 11201
Mainframe DB2 DBA – Cincinnati OH – 12 Months+ l ASCII Group LLC Cincinnati, OH 45201
DB2 DBA – Encore Consulting Services Warren,, NJ 07059
Meu caro, não generalizar, e não esquecer que oracle, mysql, sqlserve e outros, são bancos de dados voltados para pequenas e medias empresas, se por acaso for usado em ambiente de grande porte como mainframe, só e usado para uso interno e não para clientes em grande escala, Não eh usado para processamento de informação de milhões de clientes , milhões de linhas de codigo, milhões de aplicações.
O DB2 para mainframe com sistema operacional ou arquitetura z/OS, e o gerenciador de banco de dados mais usado no mundo e em varios Bancos e empresas de grande porte
Pelo mundo a fora para processamento de um enorme volume de informação com segurança, confiabilidade e garantia de que não havera virus algum rondando seu sistema, não havera paradas inexplicadas do sistema bem diferente dos sistemas distribuidos que andam em Windows, Linux, Unix..
Link permanente
Oi Jorge, tudo bem?
Primeiramente gostaria de dizer que estou muito feliz com a sua contribuição e que respeito a sua opinião aqui postada, mas de fato não concordo com algumas informações que você passou no seu comentário.
Bom vamos lá a primeira coisa que é importante dizer é que este artigo foi feito baseado nos 5 bancos de dados mais utilizados e não nos 5 melhores, que isto fique claro, afinal eu não acredito que exista um banco de dados melhor que o outro, isso vai se alinhar de acordo com a sua necessidade e quanto de recursos você pode investir nisso, OK? Se você quiser saber mais sobre essa lista te convido a entrar no portal da db-engine lá eles passam todos os detalhes que você precisa saber sobre o assunto e as métricas que eles utilizaram para fazer o ranking.
Agora vamos a alguns pontos, existem vários dispositivos confiáveis na computação e talvez os mais antigos como mainframe, C e outros você considerem mais confiáveis, mas não acho isso um ponto positivo é como falar que quando o iphone não tinha conexão bluetooth era melhor do que o iphone hj que conecta com vários dispositivos, mas isso é uma opinião pessoal e realmente concordo, que quanto mais fechado mais confiável, mas isso não se sustenta por muito tempo, afinal você com o conhecimento que tem sabe que Bancos e outras empresas que se utilizam de mainframes precisam de outras bases de dados e sistemas para se conectar com o mundo, afinal não tem como construir o site do Bradesco com o Cobol e pelo que eu sei, tem até um cobol que é meio que integrado com o Java para fazer isso, uma versão diferente, mas não sou especialista no assunto, apenas sei que existe, OK?
Migrar para a nuvem é o futuro e todos estão se adequando a isso, por N benefícios, inclusive alguns deles citados por você e nisso eu concordo e incluiria alguns importantes como redundância, disponibilidade e principalmente baratear o custo de infra para as empresas, independentemente do porte delas, mas isso talvez seja assunto para conversarmos em um post específico para isso. Estou pensando em escrever algo relacionado daqui a algum tempo.
Quanto a vagas nos USA, bom isso é bem subjetivo, afinal temos várias vagas de várias tecnologias e eu poderia colocar aqui algumas de Oracle, SQL Server, MySQL, Postgree, MariaDB e você sabe que elas apareceriam e que provavelmente em maior quantidade do que as de DB2, afinal essas tecnologias se adaptam a todos os portes de empresas e acredito que você deva saber que por esse fato faça com que elas sejam mais utilizadas que o DB2.
Quanto ao seu ponto de vista que Oracle é para pequenas e médias empresas desse eu discordo totalmente. Isso posso te falar por experiência que talvez você não tenha nessas tecnologias, apenas para citar um caso, eu trabalhei na TIM Brasil e lá toda a estrutura de Billing e tarifação do pós-pago (Local onde eu trabalhava) era em Oracle e enfim o Oracle dava conta do recado, você com a inteligência que aparenta ter sabe que eu não estou falando de um processamento pequeno nesses casos citados e que enfim Oracle não é para brincadeira pequena não.
Quanto ao DB2 ser o SGDB mais utilizado do mundo eu gostaria que você me enviasse o estudo ou métricas que você se baseou para fazer essa afirmação, afinal eu gosto bastante de estudos e acredite realmente tenho muito interesse no assunto.
Quanto ao fato de vírus e segurança … Bom essas coisas acontecem e você sabe que com qualquer SGDB, ou nunca entraram em um sistema de Bancos para cometer fraudes? E você sabe que hoje os maiores players financeiros do mundo que usam DB2 são os Bancos. Referentes as paradas de sistemas inexplicáveis eu realmente nunca vi, todas tinham alguma explicação e você sabe que elas não são exclusivas dos SGDBs que você citou e elas acontecem com todos os SGDBs.
Por fim gostaria de esclarecer que não sou dono da verdade, apenas usei fatos, experiências, estudos acadêmicos que eu vivi para escrever a minha opinião sobre os bancos de dados, quanto a parâmetros para fazer o ranking já expliquei que foi baseado no db-engine e que aqui estamos falando dos mais utilizados e não dos melhores. O melhor é algo que cada um deve decidir para si mesmo!
Espero que você possa contribuir com o seu conhecimento em outros comentários no Blog e quem sabe até escrevendo algo para agregar conhecimento à comunidade.
Um grande abraço!
William Miranda
p.s. Agreguei os seus dois comentários em um só para ficar mais fácil para a comunidade entender
Link permanente
Link permanente
Link permanente
Link permanente
Muito bom gostei!
Link permanente
Oi Lucas, tudo bem?
Ficamos felizes com o seu comentário, o que achou dos nossos outros artigos?
abs
William Mirnada
Link permanente
Agradeço muito por seu artigo. Obrigada!
Link permanente
Oi Marcilene, tudo bem?
Ficamos muito felizes com o seu comentário.
abs
William Miranda
Link permanente
Link permanente
É inegável que você puxou muito para o lado do Oracle, o que torna seu artigo parcial. Dizer o que PostgreSQL é mais apropriado para “pequenos sistemas” também diz que não você não conhece muito sobre esse SGBD.
Link permanente
Oi Diogo, tudo bem?
Apenas estou reportando os meus conhecimentos do mercado, como comuniquei no começo do artigo, sua opinião pode ser diferente e respeitamos ela, porém você sabe que devido ao suporte do PostGreSQL, por ser open source, não se compara com o da Oracle e este fato traz a segurança que muitas empresas procuram, por isso que na minha opinião o PostGreSQL é um banco para pequenos sistemas, mas minha opinião.
abs
William Mirnada
Link permanente
SP, 10/12/2017.
Parabéns por sua publicação.
Eu trabalho com TI e bancos de dados desde 1979 e tenho 2 considerações:
1- PostgreSQL não é só para pequenos sistemas. Funciona bem em médios volumes de informações também e se houver uma equipe de DBA competente pode ir além. Porém o Oracle tem a vantagem do suporte(empresa e profissionais de mercado) e de recursos melhores no SGBD.
Limit Value
Maximum Database Size Unlimited
Maximum Table Size 32 TB
Maximum Row Size 1.6 TB
Maximum Field Size 1 GB
Maximum Rows per Table Unlimited
Maximum Columns per Table 250 – 1600 depending on column types
Maximum Indexes per Table Unlimited
2- As postagens poderiam ter data, para que haja uma referência do nível de tecnologia da época.
Realmente os SGBDs funcionam e tem que se optar pelo que melhor compõem a solução. Uma parte que gosto muito e trabalhei um bom tempo foi em racionalização de recursos, performance e integridade.
Link permanente
Oi Haroldo, tudo bem?
Concordo com você, mas a dependência de uma boa equipe de DBAs e de uma comunidade não traz a segurança que uma grande empresa precisa e isso sinceramente é um sinal de que este é para pequenos sistemas, não em relação a quantidade de dados, mas por importância dos dados.
Quanto as datas elas existem, mas o modelo do wordpress acabam não ficando aparente, por isso tentamos deixar referências de links e datas para vocês consultarem.
abs
William Miranda