Todos queremos ser um profissional de sucesso, porém quando estamos na faculdade ainda não sabemos direito o que queremos para a nossa carreia, isso é muito mais do que normal afinal durante toda a nossa jornada como estudante de tecnologia da informação, que você sabe que não é fácil, temos apenas uma visão geral e abrangente de tudo, mas geralmente não temos aulas diretas e específica que mostram o caminho das pedras e o que devemos fazer para trilha-lo da forma suave possível para chegarmos ao topo da pirâmide.
Durante a faculdade começamos a fazer um estágio, que é de suma importância porque com ele é que realmente aprendemos as atividades nu mundo real e saímos do mundo acadêmico, nele temos um direcionamento de carreira e muitas vezes seguimos o que aprendemos no estágio para o resto da vida, mas isso não quer dizer que não possa mudar, é apenas algo que acontece com a maioria dos profissionais mas só alguns deles vão conseguir ser bem sucedidos e muitas vezes nos perguntamos o porquê disso acontecer.
Depois daqueles 3, 4 ou 5 anos de faculdade nos formamos conseguimos o nosso desejado diploma e agora? Agora você provavelmente já vai estar trabalhando com a tecnologia ou está correndo atrás de um emprego, porém você ainda não parou e não definiu o que é sucesso e como você vai fazer para chegar lá, bom esse artigo é justamente para falar sobre como definir o que você quer,nele vou passar um pouco da minha experiência e mostrar para vocês como eu e muitos profissionais de sucesso que eu conheço fizeram para atingir o sucesso.
O que vamos falar nesse artigo!
Primeiro, defina o que é sucesso!
O profissional de sucesso muito antes de tudo deve saber o que te satisfaz, esse é o erro de muitos que pode ser um erro fatal, afinal se você não sabe onde você quer chegar uma certeza você pode ter você nunca vai chegar lá!
Mas e como você deve fazer para definir o seu objetivo, é um pouco complicado mas nada de outro mundo, primeiro veja o que te motiva o que te deixa orgulhoso o que faz diferença no seu dia-a-dia, eu conheço muitas pessoas que prezam pelo dinheiro em primeiro lugar, sinceramente este não é o meu pensamente e quem já me conhece sabe muito bem disso, dinheiro é importante sim, mas não é tudo.
Se você está com dificuldade, pare um pouco e reflita, o que te faz feliz no seu dia-a-dia, o que te faz se sentir bem? O que você acha legal? Agora pense no seu trabalho hoje, ou no que você imagina para o seu futuro trabalho e tente encaixar esse tipo de motivação na sua rotina.
Para mim como profissional o principal é o reconhecimento pelo meu conhecimento, isso não precisa ser financeiro, um elogio por um bom trabalho já basta, mas antes de tudo eu preciso desse conhecimento e é agora que entramos no segundo passo.
Segundo, agora o que você já sabe o que quer como você faz para chegar lá!
Independente do que te motiva no mundo profissional sem o conhecimento necessário será muito difícil conseguir atingir os seus objetivos sem conhecimento. E como você adquire isso? Tenho uma notícia triste para você, isso muito provavelmente não será na sua faculdade, você vai precisar se esforçar um pouco nessa parte porém nada de outro mundo.
O seu conhecimento vai ser o seu diferencial, vai ser algo único que só você vai ter e para conseguir ser diferenciado você vai fazer coisas diferenciadas, para mim particularmente funcionou da seguinte forma, eu nunca parei de estudar, isso mesmo nunca parei, finais de semana, férias enfim sempre procurando algo a mais.
O que fez de a diferença foi uma coisa simples eu sempre fiz boas perguntas, bom como você faz isso? Esteja preparado antes de perguntar se você não está entendendo algo é correto sim perguntar para alguém mais experiente, mas antes de perguntar pesquise, participe de fóruns tenha um embasamento, muitas vezes nem precisamos fazer as perguntas conseguimos soluciona-las antes, mas quando precisamos fazer elas serão boas perguntas e esses profissionais mais experientes realmente poderão te ajudar.
Terceiro Passo ajude as pessoas sempre
Para chegar onde você está alguém já te ajudou, seja a sua família, seja o motorista de ônibus que esperou um pouco para você conseguir chegar no ônibus a tempo ou algum desconhecido que te deu passagem no metrô naquele dia que você acordou superatrasado para entrevista, enfim nós somos ajudados o tempo inteiro por pessoas conhecidas ou desconhecidas, porque não retribuir isso?
Então retribua, mas retribua de verdade, independente de quem seja faça de coração, não seja um puxa-saco isso não é necessário, sendo uma pessoa boa e fazendo um bom trabalho você vai chegar lá.
Ajudar pessoas definitivamente é algo que eu gosto e admiro muito, hoje eu consegui através da internet aumentar e muito esse ciclo de pessoas que eu consigo ajudar, por isso criei o curso Oracle PL/SQL Grátis, que no momento está sendo reformulado, e acredite se você faz parte dele você me deixa muito feliz e motivado todos os dias para conseguir atingir os meus objetivos pessoal e só uma coisa eu tenho para te dizer, MUITO OBRIGADO MESMO!
E como eu quero que você retribua essa ajuda? Bom simples chame mais pessoas para o curso, ajude elas a conseguirem atingir os objetos profissionais dela também e tem o melhor de ajudar as pessoas, voltando ao assunto :), ajudando as pessoas você vai fazer bons amigos e vai tirar o quarto passo de letra.
Quarto passo, tenha bons amigos,não melhor tenha ótimos amigo.
Eu sinceramente posso me considerar uma pessoa muito feliz, tanto profissionalmente como pessoalmente, porque eu não tenho bons amigos, eu tenho ótimos amigos. Cultivar amizades é algo que todos nós devemos fazer, estando casado, solteiros, namorando ou enrolados, amigos são para sempre e fazem sim muito diferença no mercado de trabalho.
Ter pessoas em que você confia e que confiam em você fazem muita diferença no seu dia-a-dia, mas para conseguir essa confiança voltamos aos passos 2 e 3, primeiro você precisa conhecer para que as pessoas confiem em você, ser alguém que corra atrás e que faça a diferença e ainda tem que ajudar sem pretensões de ter um retorne por isso, fique tranquilo você chegar lá, vai conseguir o que você quer.
Cultive essas amizades, sim vá a happy hours, almoce com eles nas sexta-feira, tente sempre ir às festas de amigos do trabalho, se divirta com eles, afinal passamos mais tempo do nosso dia ativo no trabalho do que na nossa própria casa, então não perca essa oportunidade faça e seja um amigo de verdade, acredite isso vai mudar tudo para você.
Quinto e o mais importante para ser um profissional de sucesso
Agora pare, reflita sobre os últimos quatro passos e escreva em uma folha de papel o que você deve fazer para ser conseguir atingir cada um deles e não fique parado, faça mas faça mesmo sem perder o seu tempo. Aproveita agora, se você está na faculdade e ainda não trabalha faça amigos lá, comece a ajudar pessoas com as matérias que elas tem dificuldades e acima de tudo procure o conhecimento que vai te diferenciar.
Espero que você tenha gostado do texto, daqui a 4 dias eu vou te enviar um novo texto, agora focando um pouco mais no conhecimento e na minha especialidade que é banco de dados, vou te passar o caminho das pedras, mas como você faz para passar nele da forma menos dolorosa possível, aguarde você vai receber em seu e-mail essa matéria e espero que você goste e muito.
Um grande abraço a você!
Link permanente
Ok
Link permanente
Ok
Link permanente
Link permanente
É a pura verdade, muito boas as suas palavras, parabéns…
Link permanente
Ok
Link permanente
Ok
Link permanente
Ok
Link permanente
Ok
Link permanente
Boa tarde.
Nossa gostei desse artigo, me deu uma grande direção, pois em 2017, será meu ultimo ano de faculdade, e com essas dicas vou começar a focar naquilo que traz tanto a satisfação pessoal como financeira.
Link permanente
Oi Hélio, tudo bem?
Muito obrigado pelo seu comentário e ficamos muito felizes que este artigo tenha te ajudado a ter um rumo melhor e traçar metas para 2017.
Agora gostaria de te convidar para uma aula especial nossa. Ela está bem interessante e vale a pena ser assistida. Para isso é só se inscrever no link abaixo.
http://novidades.aprendaplsql.com/dba-oracle
Um grande abraço!
William Miranda