Um dos fatores que mais deixa um profissional desmotivado é a estagnação no trabalho. Quem não gostaria de receber uma promoção? No entanto, não adianta almejar uma progressão na carreira sem investir na formação, principalmente se você for um profissional da Tecnologia da Informação.
Isso porque esta é uma área que se transforma muito rapidamente. “Pelas linguagens de programação e suas sintaxes cada vez mais abstratas, o profissional de TI não pode parar de estudar a tecnologia atual e também as regras de negócios”, diz Ernesto Haberkorn, mestre em Engenharia da Computação pelo IPT e diretor da TI Educacional, à Catho. Um bom artigo para você ler é “Os 10 motivos pelo qual todo programador deve saber SQL“.
Ele tem razão. Em uma carreira que dá a chance de um bom profissional ganhar mais de R$ 20 mil, só o diploma universitário é muito pouco. Quem confirma isso é Sergio Sgobbi, da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Segundo ele, “a inovação tecnológica tem uma agilidade que os currículos acadêmicos não conseguem acompanhar”.
Ele explica também que o mercado de trabalho valoriza as certificações, ou seja, quanto mais cursos de extensão o cara da TI fizer, mais chances ele terá de subir na carreira. O Haberkorn exemplifica bem: “é preciso estudar sempre, até o fim da carreira.”
Mas claro que, além da constante reciclagem, o profissional da Tecnologia da Informação deve atender requisitos comuns a todas as profissões, como por exemplo ter um bom relacionamento interpessoal.
“Ninguém chega a lugar algum isoladamente, é preciso construir laços verdadeiros de companheirismo na empresa para ter pessoas que torçam e apoiem o seu crescimento”, explica Alexandre Prates, especialista em liderança, desenvolvimento humano e performance organizacional, ao portal Catho.
De acordo com ele, a melhor maneira de construir bons relacionamentos é ajudando as pessoas. “Quando você contribui com o time, faz por merecer a confiança dos outros e apoia o crescimento dos demais. Quando chegar a sua vez, as pessoas retribuirão.”
Além disso, ele cita outros fatores que podem contribuir para a sua promoção, como, por exemplo, entregar bons resultados. É isso o que diferencia um profissional do outro.
E, claro, cabe o bom senso: evite chegar atrasado, fazer fofoca, descuidar da aparência, exagerar nas brincadeiras ou demonstrar apatia e descaso com o trabalho. Tudo isso influencia na decisão do seu chefe na hora que uma vaga melhor fica disponível!
Link permanente
Obrigado pela atenção e dedicação.
Link permanente
Obrigado pelo comentário Marcelo!
Um grande abraço
William Miranda
Link permanente
esse artigo deu uma boa orientação, obrigada!
Link permanente
Oi Danielle,
Fico muito feliz mesmo pelo seu comentário e realmente espero ter te ajudado.
abs
William Miranda
Link permanente