A História do PL/SQL é relativamente nova com com a sua primeira versão lançada em 1991, hoje ela possuí apenas 22 anos, porém no mundo da informática onde as linguagens são sempre alteradas e se tornam obsoletas com o tempo, podemos dizer que o PL/SQL pode ser considerado um dinossauro do mercado.
O PL/SQL, Procedural Language extensions to SQL , significado da sigla em inglês, é basicamente uma extensão do SQL para o Oracle. Ela foi vagamente baseada no ADA (Uma variante do Pascal desenvolvido pelo departamento de Defesa do U.S.A.). O PL/SQL inclui comandos semelhantes à outras linguagens, com isso formando uma linguagem poderosa para manipulação de dados.
A primeira versão do PL/SQL foi lançada em 1991, como uma extensão opcional para versão 6.0 do Oracle. Antes dela a única forma de se criar construções procedurais era utilizando o PRO*C.
Abaixo segue a evolução da linguagem nesse período.
PL/SQL Versão: 1.0 – 1991 – Versão do Banco de Dados: Oracle 6
- PL/SQL 1.0 foi lançado com uma Opção Procedural no Oracle 6. O PL/SQL foi implementado com o SQL*Forms 3.0.
PL/SQL Versão: 1.1 – 199x – Versão do Banco de Dados: Oracle 6
- PL/SQL 1.1 suportava subprogramas client-side para excutar códigos armazenados de forma transparente.
PL/SQL Versão: 2.0- 199x – Versão do Banco de Dados: Oracle 7
- PL/SQL 2.0 com o Oracle 7 passou a suportar stored procedures, functions, packages, record types, tabelas PL/SQL e outros pacotes nativos do Oracle, incluindo DBMS_OUTPUT e DBMS_PIPE.
PL/SQL Versão: 2.1 – 1991 – Versão do Banco de Dados: Oracle 7.1
- PL/SQL 2.1 passou a suportar sub-tipos definidos pelo usuário, o uso de stored procedures e functions dentro do SQL e o SQL dinâmico(uma dos meus modos de programção prediletos) com a package DBMS_SQL.
PL/SQL Versão: 2.2 – 199x – Versão do Banco de Dados: Oracle 7.2
- PL/SQL 2.2 implementado o empacotador para o PL/SQL, programas para proteger o código fonte, passou a suportar variáveis de cursor e passou a executar programas agendados com a package DBMS_JOB.
PL/SQL Versão: 2.3 – 199x – Versão do Banco de Dados: Oracle 7.3
- PL/SQL 2.3 passou a suportar gerenciamento remote e arquivos I/O com PL/SQL.
PL/SQL Versão: 8.0 – 1999 – Versão do Banco de Dados: Oracle 8
- PL/SQL 8.0 com o Oracle8 passou a suportar LOBs, VARRAYs e Nested tables e funcionalidades do Oracle Advanced Queuing(Funções XML, XSLT, etc).
PL/SQL Versão: 8.1 – Ano 2000 – Versão do Banco de Dados: Oracle 8i
- PL/SQL 8.1 com o Oracle8i foi introduzido o SQL Dinamico Nativo, opção de parâmetro NOCOPY, Bulk Binds, Autonomous Transactions, e novas triggers do banco de dados como startup, shutdown, logon e logoff.
PL/SQL Versão: 9.0 – Ano 2001 – Versão do Banco de Dados: Oracle 9i
- PL/SQL 9i suportou a compilação nativa do PL/SQL, SQL Parse, integração com do XML com SQL e PL/SQL com chamadas do XMLType do PL/SQL, suporte HTTP cookie no PL/SQL, suporte à herança no PL/SQL, expressões PL/SQL CASE, e datatypes globalizados como timestamp, interval, unichar, univarchar2 and uniclob.
PL/SQL Versão: 10.0 – Ano 2004 – Versão do Banco de Dados: Oracle 10g
PL/SQL 10g compilação e otimizações de performance na execução de todo o PL/SQL. Novo compilador com suporte para warnings. Adicionados as seguintes recursos:
- O binary_float e binary_double datatypes.
- As funções regexp_like, regexp_instr, regexp_substr e regexp_replace foram criadas para suportar a manupulção com “regular expression” com a sintaxe standard POSIX.
- Oprações multiset nas nested tables suportando operações como equals, union, intersect, except, member, etc…
- Indices para o forall.
- Distinção entre as variaveis binary_integer e pls_integer .
PL/SQL Versão: 10.2 – Ano 2005 – Versão do Banco de Dados: Oracle 10g
- PL/SQL Compilações condicionais.
PL/SQL Versão: 11.0 – Ano 2007 – Versão do Banco de Dados: Oracle 11g
- PL/SQL compilação realmente nativa, rastreamento de dependência da granulação, e funções PL/SQL com resultado em cache.
Gostou? Ficou com alguma dúvida? então comente abaixo.
Link permanente
Link permanente
Gosto de história tb… muito bom.
Link permanente
Gosto de história tb… muito bom.
Link permanente
Link permanente
Bom dia, gostaria de saber se vocês tem algum curso de PHP e Banco de Dados, para iniciantes
Link permanente
Oi Luiz, tudo bem?
Não temos cursos de PHP, mas temos cursos de Oracle, caso tenha interesse é só dar uma olhada no nosso curso profissionalizante –> http://aprendaplsql.com/curso-sql-intermedirio/
abs
William Miranda
Link permanente
Muito legal saber da história do PL/SQL como uma linguagem de manipulação de banco de dados e ao mesmo tempo de programação.
Link permanente
Muito legal saber a evolução do PL/SQL como uma linguagem de manipulação de banco de dados e ao mesmo tempo de programação.
Link permanente
E saber como ela pode melhorar a segurança e agilizar transações simples e mais complexas. Estou vendo agora o vídeo da visão geral e gostando muito.