Hoje eu quero que você termine este artigo sabendo exatamente o que é SQL mas vamos começar esse texto com algumas definições e logo em seguida, explicaremos na prática, quais as funções dessa tecnologia.
SGBD é a sigla usada pra o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados, ou seja, um programa que gerencia os dados. Sabendo disso, podemos afirmar que hoje o mercado dispõe de alguns programas SGBD criados por empresas de tecnologia que se distinguem em suas particularidades. As principais empresas de SGDBs hoje são Oracle, Microsoft e IBM. Se quiser saber mais sobre esses SGDBs recomendo o artigo Os 5 Banco de Dados mais utilizados do Mundo.
O que vamos falar nesse artigo!
O que é SQL?
SQL (Structured Query Language) foi desenvolvido originalmente no início dos anos 70, a sigla significa em português Linguagem de Consulta Estruturada. Ela é a linguagem padrão dos SGDBs e segue o padrão ANSI na sua essência, tendo poucas variações de SGDBs para SGDBs
A linguagem SQL é independente de hardware ou de software, ou seja, o usuário não precisa saber a respeito de bancos de dados(SGDBs) envolvidos na operação ou sobre o funcionamento de quem vai executar a instrução. Se você quer ser um programador, prepare-se: você vai precisar aprender SQL. Clique Abaixo e veja o vídeo onde eu explico em detalhes o SQL e suas divisões.
História do SQL?
O SQL tornou-se popular por ser um programa simples e de fácil uso, assim sendo, cada busca de dados resultada na especificidade do que o usuário procura e não no caminho para chegar à ele.
Criado pela IBM, logo ele foi sendo redefinido por outros produtores, o que levou à uma expansão da necessidade de uma linguagem padronizada. E foi justamente que a American National Standards Institute (ANSI) fez.
Depois, em cada revisão o programa ganharia um subtítulo, de acordo com o ano, tais como SQL 92, SQL 1999 e SQL 3. E embora seja padronizado pela ANSI e ISO, ele possui muitas variações e extensões produzidas por diferentes fabricantes, que trazem variações nas estruturas principais.
Como o SQL funciona
O SQL é dividido em subconjuntos que variam conformo as operações que o usuário efetua no banco de dados. Listamos os subconjuntos, leiam:
1 – DML (Linguagem de Manipulação de Dados)
É utilizado para realizar inclusões, exclusões e alterações de dados presentes em registros. Aqui, os principais comandos são Insert, Update e Delete. Alguns não concordam com a existência do DQL, que vocês verão logo abaixo, e incluirão o SELECT na lista de comandos dos DMLs
2 – DDL (Linguagem de Definição de Dados)
Permite ao usuário definir tabelas e elementos associados. Aqui, os comandos são CREATE e DROP, um cria o objeto dentro da base e o outro apaga um objeto do banco de dados. Algumas exceções usam também o ALTER, que permite adicionar coluna à tabela existente.
3 – DCL (Linguagem de Controle de Dados)
É o controlador das autorizações de dados e licenças para o usuário que for controlar ou manipular os dados do banco. GRANT e REVOKE são as chaves, uma autoriza a execução das operações e a outra remove ou restringe.
4 – DTL (Linguagem de Transação de Dados)
Aqui acontece a interação entre as áreas de controle, tais como transação e locação. Os comandos usados são BEGIN WORK, que pode ser usado para marcar o começo da transação; COMMIT, que finaliza a transação e ROLLBACK que faz as mudanças nos dados existentes.
5 – DQL (Linguagem de Consulta de Dados)
Essa é a parte mais utilizada, que tem um único comando, o SELECT, que permite especificar onde uma consulta como a descrição do resultado desejado.
Como usar o SQL
No SQL você precisa conhecer inglês, pelo menos do ponto de vista técnico, esta é para mim uma premissa para você ser um bom profissional de TI. Abaixo, vamos indicar as 3 principais palavras usadas nessa programação e vamos defini-la, mas, atenção, essa é apenas uma degustação, pois existem outras que também devem estar na “ponta da língua” de qualquer DBA. Se você quer ser um bom DBA leia este artigo!
- Select: usado para acessar informações no banco de dados;
- From: usado para indicar de que tabela de dados as informações serão obtidas;
- Where nome: comando opcional usado para restringir os resultados.
Claro que antes de usar essas palavras-chaves será preciso criar as tabelas e inserir os registros. E, deve-se saber que o idioma não deve ser um empecilho, mesmo porque a linguagem SQL é um dos maiores sucesso da área de TI, sendo ainda mais notado quando agiliza todo o processo que poderia demorar horas ou dias.
O que são Schemas?
Uma dúvida recorrente entre os profissionais é sobre os Schemas, que são coleções de objetos dentro do banco de dados. Eles se organizam e são importantes para a segurança do programa, facilitando a administração dos objetos e dos dados. Eles são a ponta de associação entre o usuário e o objeto do banco.
Eles são recomendados em bases de dados de múltiplos bancos de dados, na qual é necessária a autorização ou revogação dos usuários e grupos.
Curso Grátis de SQL
Aqui no aprenda PL/SQL o SQL é a base de todos os conhecimentos que são passados para os nossos alunos, por isso ele não podia deixar de faltar em todos os nossos cursos e como você leu este artigo até o final merece um acesso ao nosso curso de grátis de Oracle, onde você vai aprender sobre a instalação do Oracle, SQL e PL/SQL de forma totalmente grátis. É só se inscrever logo abaixo.
Curso Oracle Express
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente o Curso Oracle Express!
Este foi um artigo para te dar uma noção sobre o que é SQL e a importância dele na sua carreira, caso você deseja ser um DBA ou um desenvolvedor. Agora eu gostaria de saber qual a sua opinião sobre o artigo, deixa um comentário abaixo me dizendo o que você achou desse artigo.
Ah se você ainda não nos segue no facebook, clique aqui e conheça a nossa página.
Link permanente
Ótimo artigo, aborda o tema de forma bem simples e objetiva.
Link permanente
Oi Jeferson,
Muito obrigado pelo comentário, fico muito feliz mesmo com o seu comentário, este era realmente o nosso objetivo com esta matéria.
O que você achou do nosso vídeo sobre o assunto?
Um grande abraço!
William Miranda
Link permanente
Boa tarde!
William, ótimo artigo, bem dinâmico e objetivo.
Link permanente
Oi Paulo, tudo bem?
Muito obrigado pelo seu comentário, ficamos muito felizes que você gostou do nosso artigo.
O que você achou do nosso vídeo? Depois deixa um comentário lá para nos vermos.
abs
William Miranda
Link permanente
Link permanente
Link permanente
Link permanente
Ótimo artigo!
Estou aprendendo SQL e PL\SQL, e o artigo colocou de forma simples e objetiva os principais pontos que precisamos entender.
Link permanente
Oi Carlos, que ótimo!
Fico realmente muito feliz que o nosso artigo tenha atingido o objetivo e espero que você aprenda muito mais através do nosso portal.
abs
William Miranda
Link permanente
Parabéns pelo trabalho !! muito bom me ajudou
Link permanente
Oi Jeferson, tudo bem?
Fico muito feliz com o seu comentário, ele prova que atingimos os nossos objetivos com o nosso portal.
Um grande abraço
William Miranda
Link permanente
PARABÉNS PELO ARTIGO ACIMA, ME AJUDOU MUITO.
MUITO OBRIGADO!
Link permanente
Oi Robério, tudo bem?
Ficamos muito felizes que você tenha gostado do nosso artigo e o seu comentário é muito importante para que a gente saiba o que estamos atingindo os nosso objetivos que é ajudar vocês.
abs
William Miranda
Link permanente
muito bom artigo parabens irou minhas duvidas matou minha curiosidade!
sql é uma linguagem que vai servir pra configurar todos os SGBDs?!!!
Link permanente
Oi Wellington, tudo bem?
Fico muito feliz que o nosso artigo tenha te ajudado e sim todos os SGDBs relacionais são sim.
abs
William Miranda